Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 1.6/5 (44 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página




‘Rainhas da África’ roubam espaço de Barbies
‘Rainhas da África’ roubam espaço de Barbies

Bonecas ‘Rainhas da África’ roubam espaço de Barbies, na Nigéria

As bonecas negras usam trajes típicos nigerianos

 

O empreendedor Taofick Okoya percebeu um espaço no mercado de brinquedos nigeriano e resolveu se aventurar neste universo. Depois de notar que praticamente não havia bonecas negras no país - de maioria negra -, ele decidiu concorrer com multinacionais gigantes como a Mattel, fabricante da Barbie. De acordo com a agência de notícias Reuters, há sete anos Okoya começou a importar peças na China e montar as bonecas de pele escura na Nigéria, com trajes regionais típicos.


O empreendedor Taofick Okoya importa as peças da China para produzir as bonecas O empreendedor Taofick Okoya importa as peças da China para produzir as bonecas Foto: AKINTUNDE AKINLEYE / REUTERS Hoje, sua empresa vende entre 6 mil e 9 mil unidades das bonecas das linhas “Rainhas da África” e “Princesas Naija” — o que ele estima que represente até 15% do mercado. “Eu gosto. Ela é negra, igual a mim”, disse Ifunanya Odiah, de 5 anos, à Reuters, em um shopping center de Lagos. As bonecas custam entre 1.300 e 3.500 nairas (em torno de R$ 50). 

As bonecas negras usam trajes típicos nigerianos As bonecas negras usam trajes típicos nigerianos Foto: AKINTUNDE AKINLEYE / REUTERS Com cerca de 170 milhões de habitantes, a Nigéria - país mais populoso do continente africano - tem a economia está aquecida, crescendo a cerca de 7% ao ano. O mercado de brinquedos é um dos que se destaca no país, com crescimento de 13% ano entre 2006 e 2011. Segundo a Reuters, a Mattel há décadas vende bonecas negras, mas uma porta-voz disse que sua presença na África Subsaariana é "muito limitada" e que a empresa "não tem neste momento planos de expansão nesta área para compartilhar".

As bonecas negras usam trajes típicos nigerianos As bonecas negras usam trajes típicos nigerianos Foto: AKINTUNDE AKINLEYE / REUTERS Okoya, por outro lado, tem conseguido aumentar suas exportações, sobretudo para a Europa. E o empreendedor segue sonhando alto. O próximo passo é construir bonecas de outros grupos étnicos africanos. Ele também negocia com a rede sul-africana Game, subsidiária do Wal-Mart, a venda das bonecas em 70 lojas do continente.